São Pedro vira ‘Nova Orleans’ durante FRI JAZZ & BLUES (6 a 9 de setembro)

O que São Pedro da Serra pode ter em comum com Nova Orleans? Durante a primeira edição do FRI Jazz & Blues Festival, que acontece de 6 a 9 de setembro em São Pedro, os restaurantes e bares da pequena vila rural de Nova Friburgo decidiram mostrar que as semelhanças são raras, mas fundamentais. São Pedro, a 850 metros de altitude, tem basicamente uma rua, a Rodrigues Alves. Nova Orleans, cidade grande, ao nível do mar e na foz do grande rio Mississipi, tem várias, mas boa parte do seu turismo vem da fama de uma delas: a Bourbon Street. A única rua de São Pedro e a mais conhecida de Nova Orleans são estreitas, permitem estacionamento em um dos lados, só tem casas e sobrados e reúnem, em seus bares e restaurantes, uma boa amostra da gastronomia de cada localidade, além de oferecerem vários palcos para o que de melhor é produzido pelos músicos locais.

“Quando notamos essas semelhanças, decidimos brincar com a ideia. Festivais de Jazz e Blues já são comuns em muitas cidades do Brasil, mas poucos lugares podem ser tão parecidos – ainda que tão diferentes – quanto Nova Orleans e São Pedro da Serra, justamente por conta das características dessas duas ruas. Por isso, durante o festival, a Rodrigues Alves receberá o apelido de Caninha Street, um abrasileiramento da Bourbon Street e uma homenagem ao berço do Jazz”, explica João Carlos Leal, diretor da Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro (ACISPS).

Mas a brincadeira não vai se restringir a apelidar a rua. Vários restaurantes e bares da vila incluíram em seus cardápios, drinks, comidas, decorações, música ambiente e produtos inspirados na cultura da Louisiana, onde fica Nova Orleans. Os palcos tradicionais de São Pedro também decidiram manter a programação musical para oferecer a quem vier conhecer – e mais ainda a quem é frequentador – a possibilidade de escolher entre curtir as atrações em pé diante do palco que o festival montará na quadra, ou de forma mais confortável, sentado, nos restaurantes e bistrôs. Ou ainda poder fazer um pouco duas coisas.

O roteiro Nova Orleans é Aqui, criado pelos empreendedores da vila, segue abaixo. Nele, é possível encontrar o que cada restaurante, bar ou bistrô da vila irá oferecer durante o FRI Jazz & Blues. Para os organizadores desse evento paralelo, a proposta irá tornar tão irresistível caminhar pela Caninha Street, quanto é para quem está em Nova Orleans visitar cada cantinho da Bourbon Street.

 

 

 

Lista de bares, restaurantes e lojas da Caninha Street e o que pretendem fazer durante o Nova Orleans é Aqui:

 

Galeria Vila Serrana – bares e lojas da galeria, que fica na praça do coreto, vão ganhar ares de uma viela de Nova Orleans. Novidades estão sendo preparadas para o cardápio de comida e bebida.

Universo Grill – vai incluir no cardápio um sanduíche tradicional de Nova Orleans, o po-boy e na tela, uma seleção de clipes de blues e jazz

Plano B – Blue Songs, na sexta, dia 7, e Jansen Queiroz & André Santos, no sábado, dia 8, apresentam-se no bistrô, que irá incluir no cardápio uma deliciosa versão do Jambalaya, prato tradicional de Nova Orleans.

Minhas Delícias e Terra Vermelha – mostra de artes plásticas e seleção especial de música ambiente. Sexta e sábado, dias 7 e 8, o grupo Pocket Ghost Band apresenta um repertório de jazz e blues. Os restaurantes, que dividem o mesmo varandão, com uma vista privilegiada da nossa Caninha Street, também incluíram no cardápio uma versão (com uma pegada indígena) do Jambalaya.

Yellow – Música ambiente com seleção especial de jazz e blues, regadas a uma variada carta de cervejas.

Quinquilharte – Vai distribuir aos clientes colares típicos do Carnaval de Nova Orleans. No gramadinho do shopping Ulyana, onde fica a loja, vai ter música ao vivo na sexta, dia 7 (Os Mansurelli), e sábado, dia 8 (Claudio Rodrixx, Márcio Patão e Alex Merlino).

Casa Freda – A casa vai incluir no cardápio a sua versão do sanduíche po-boy. Como fica perto do Ulyana, seus clientes vão poder curtir um pouco do que os músicos de São Pedro fazem de melhor.

Von Heizer – O restaurante especializado em culinária alemã vai incluir no cardápio um drink especial em homenagem ao festival de jazz. O ambiente vai ganhar mais músicas e vídeos com blues e jazz em homenagem ao trompetista de jazz alemão Till Bronner, que será o nome do drink

Cuba Café – A casa vai trabalhar com uma seleção musical de jazz e blues de primeira e prepara uma surpresa para os clientes.

Taberna dos Sinos – De quinta a domingo, o mais ativo palco de São Pedro da Serra mantem sua programação, com shows de diferentes ritmos todas as noites do festival.

Largo do Estrela – O point boêmio de São Pedro da Serra, com vários bares, vai ser palco de vários shows para ampliar as alternativas de quem vem para São Pedro durante o Festival.