Shows, atrativos e atrações – a Agenda de O que Fazer em São Pedro da Serra (de 5 a 8 de janeiro)

O primeiro fim de semana comum do ano de 2023 é também o primeiro fim de semana comum das férias de verão. E São Pedro da Serra tem muito a oferecer a quem procura a vila e nossos arredores para relaxar, se deliciar com nossa gastronomia, fazer compras e curtir os shows. O tempo continua um pouco instável, é verdade, mas a chuvinha, miúda na maior parte do tempo, é boa para bater perna pela vila sem sentir calor, para caçar as novidades das lojinhas de arte e artesanato, visitar os brechós chiques e aproveitar ao máximo a Feira do Produtor Local. À noite, é fácil, basta escolher um de nossos “palcos” para curtir boa música, em boa companhia, bebendo e comendo bem. Sem esquecer que, neste fim de semana, haverá a tradicional Folia de Reis patrocinada e acolhida pela Livraria Ecoarte (que fica bem no centrinho da vila).

Confira abaixo:

QUINTA, dia 5

17h – O Pirilampocket, formato que o grupo Pirilampo adotou para os forrós no Largo do Estrela, volta com força total depois do Réveillon – no Café Coragem.

19h – O Sarau da Taberna desta primeira quinta-feira de 2023 não poderia estar em melhores mãos: Claudia Foureaux é a estrela da noite. MPB e músicas autorais de primeira – na Taberna dos Sinos

SEXTA, dia 6

18h – Noite de Pagode é o que espera quem subir nesta sexta até o Largo do Estrela – no Café Coragem.

20h – Você não estava sentindo falta de um nome nas agendas das últimas semanas? Eu estava. É o dele: Mark James! Então corre para garantir sua mesa e prepare-se para uma noite de Rock e Blues – na Taberna dos Sinos.

SÁBADO, dia 7

A partir das 11h – A primeira edição da Feira do Produtor Local, ou feirinha para quem já é íntimo, chega cheia de criações dos artistas e artesãos locais, de produtos orgânicos fresquinhos dos sítios da região, de chopes artesanais e, claro, também de boa música. Na verdade, excelente música. Nelson Paes é o convidado desta edição – no Armazém Andar de Cima.

20h – Quer curtir um bom pop? E se for acompanhado de um rock nacional e internacional de arrepiar, MPB, Reggae, Folk e Soul? Então suba pro Largo que Ismael Carvalho garante tudo isso – no Restaurante Refazenda

20h – Viola caipira, vozeirão que todo mundo conhece, talento e repertório de primeira. De quem falo? De Jander Ribeiro, claro. Um show imperdível para aquecer o sábado – na Taberna dos Sinos.

20h – Apresentação da Folia de Reis “Irmandade de Conselheiro Paulino”, uma das melhores de Nova Friburgo. Se você quer ter uma ideia do que é uma folia confira numa breve explicação no pé desta postagem – concentração perto da praça e “apoteose” no jardim da Ecoarte.

DOMINGO, dia 8

17h – Fim de tarde de domingo combina com o quê? Um bom samba, é claro. E é isso que oferece a dupla Orlando & Zanon na Domingueira do Samba – no Restaurante Refazenda.

 

SOBRE A FOLIA DE REIS:

Quem conhece essa belíssima manifestação cultural já sabe o que esperar. Para quem não conhece, vale um comentário rápido: a folia pode ser encarada como uma espécie de ópera popular de rua. Há uma história sendo contada, em versos que não são fáceis de entender para quem não acompanhar de perto e não prestar bem a atenção.
Os versos falam da jornada dos Reis Magos até o lugar de nascimento de Jesus. Por isso, o cortejo se desloca, de forma lenta, desde o ponto onde a folia se organiza (aqui, em São Pedro da Serra, isso acontece perto do Centro de Informações Turísticas) até sua chegada diante de um presépio (armado no jardim da Livraria Ecoarte). Do início ao fim, uma Folia de Reis pode levar quase duas horas.
O ritmo dos instrumentos de percussão também é bem diferente da batida de outras músicas populares do Brasil, como o samba, por exemplo.
Há ainda o momento do desafio entre os palhaços, que se animam quanto mais o público lhes dá dinheiro. Então. se você pretende ficar na turma do gargarejo, vendo tudo de pertinho para entender o que está sendo representado durante a Folia, não esqueça de levar pelo menos uma nota de 10 reais. Mais que isso deixa os palhaços tão felizes que irão se desdobrar em versos elogiosos. Menos que isso, ou não dar nada, e você pode acabar sendo inspiração de versos bem irônicos…rs