Shows, atrativos e atrações – a Agenda de O que Fazer no Festival Junino de São Pedro da Serra (de 24 a 26 de junho)

ALAVANTU! BALANCÊ! ANARRIÊ!

São Pedro da Serra, para quem não sabe (ou ainda não descobriu) é uma vila que sabe se virar como poucas. Por isso, quando os custos das crescentes exigências dos órgãos municipais e estaduais a impediram de fazer a sua Tradicional Festa, no estilo quermesse (com barraquinhas e palco único), a mais-que-linda não perdeu tempo: lançou mão de uma experiência que fez antes da pandemia e trouxe de volta o FESTIVAL JUNINO DE SÃO PEDRO DA SERRA.

O que é esse evento? Basicamente, é um festival gastronômico e musical espalhado por três pontos da vila (Praça, Meião e Largo do Estrela), com três dias de duração (de 24 a 26 de junho), em que os restaurantes parceiros se enfeitam – e ajudam a enfeitar o seu entorno – incorporam delícias juninas (tradicionais e/ou gourmet), somam shows e pronto: tá feita a festa!

Além desses três pontos, pelo menos dois restaurantes e uma loja que ficam em outras posições ao longo da rua principal mas não quiseram deixar de contribuir para a vila ficar mais bonita nem ficar de fora do clima junino, também capricharam. E, por isso, valem destaque aqui pelo empenho: a Cantina Florêncio, o Armazém Andar de Cima e a Loja Coisas Nossas fizeram bonito, sô!

Segue abaixo, a agenda musical e, no pé, um apanhado do que os restaurantes parceiros criaram para deixar os moradores e visitantes de água na boca.

Ah! A foto desta vez não foi a de um músico, mas a de um palco muito especial da vila. O coretinho, vestido de chita, todo prontinho para fazer bonito durante o Festival.

 

QUINTA, dia 23

20h – Sarau Musical e, nos intervalos, o Projeto Viva a Poesia (com microfone aberto aos poetas e sorteio de livros). Além disso, durante os eventos deste fim de semana e no próximo, uma barraquinha a cargo de Patrícia Fonseca e Said Obeica vai funcionar dentro do espaço do restaurante vendendo delícias juninas – no Tá Pra Peixe São Pedro da Serra

 

SEXTA, dia 24

19h – A ambientação é, disparada, a mais junina de São Pedro da Serra. Vai da decoração, a roupa de quem trabalha, passando, claro, pelo cardápio. O músico convidado, porém, foi escolhido para criar um contraste e mostrar que esse nosso lindo e estranho planeta é, no fundo um grande arraial. No palco, Cristian Kiffer & The Bass, com Jazz Instrumental da melhor qualidade – na Cantina Florêncio.

20h – O Trio Pirilampo sobe no palco pra festejar São João com muito forró – no arraial do Armazém Andar de Cima.

20h – Fábio Lísias traz para o palco um repertório de MPB e pop – na Taberna dos Sinos

20h – Léo Low e os Lowcomotivos – no Tá Pra Peixe São Pedro da Serra

 

SÁBADO, dia 25

A partir das 10h – Se você está com saudade de ver barraquinhas nesse festival junino, é só aparecer aqui na Feirinha do Produtor Local. Sob uma ampla área coberta, vai encontrar barraquinhas de tudo quanto é coisa, uma mais bonita e gostosa que a outra. E junto, mais de 10 torneiras de chope artesanal e o show que sempre acompanha a feira. Desta vez, o palco é da dupla Guilherme Bazana e Amanda Ferraz com muita MPB da melhor qualidade – no Armazém Andar de Cima.

A partir das 10h – Três atividades em sequencia para crianças promovidas pelo Verso Materno – na praça do Coreto 10h – Aula da capoeira /11h – Oficina de percepção musical com Foguete Barreto (arte manual de chocalhos e performance com tambores da Nova Era) / 12h – Aula de circo com Natácia Luana (acrobacia, bambolê, slack line e tecido)

A partir das 10h30 –  Terminou de tomar o café, já caminhou, está querendo se divertir? Então não perca a 17ª edição do TORNEIO DE FUTEBOL FEMININO, organizado pela Marilene Guimarães. A disputa, que esse ano será entre seis times, se tornou um tradicional e divertidíssimo evento, onde fazer parte da torcida costuma ser muito mais legal até do que jogar. Ah! Tem cerveja e petiscos no Bar do Campo e boa música, com o grupo Bom de Samba.  

14h – A dupla Irys e Santiago vão animar o começo de tarde – na Praça do Coreto

15h – Inauguração da Exposição de arte “Paisagens da nossa Terra” com trabalhos de Roberto Motta e LaMano di Palma – no Rústico da Montanha

16h – A época é de forró, mas o samba, tão brasileiro quanto, foi convidado e decidiu fazer uma rodinha para animar o Largo do Estrela – no Refazenda

19h – As Pandeirosas são a atração da noite, com muito música regional para dançar de pé na grama – na Praça do Coreto

19h – Lú Garcia e Aton Lee vão animar a noite de quem for visitar este belo arraialzinho, montado bem no meião da vila – no Empório Ulyana.

19h – Cristian Kiffer mantém o contraste do Jazz Instrumental com a decoração e o cardápio junino nessa segunda noite do “Arraiá do Sinhô Florêncio” – na Cantina Florêncio.

20h – Muito rock internacional com ele, o Mark James! – na Taberna dos Sinos

20h – Quer cantar até ficar rouco e dançar muito? Então, a pedida é Os Mansurelli – no Tá Pra Peixe São Pedro da Serra.

 

DOMINGO, dia 26

13h – Forró para dançar com pé na grama é com ele, o Rei, Reinaldo Queiroz e convidados – na Praça do Coreto

13h30 – A sanfona de Bastian Martinez e a flauta de Martina vão embalar o almoço de quem for passar o início de tarde no Largo do Estrela se banqueteando com um cardápio para lá de regional e afetivo – no Refazenda.

 

LISTA DE PRATOS CRIADOS PARA O FESTIVAL PELOS RESTAURANTES PARCEIROS:

Espeto de salsichão grelhado, cachorro-quente de linguiça artesanal, quentão português, brusquetas, canjica doce, bolo de milho cremoso, pé-de-moleque caseiro, aipim com carne seca desfiada, choconhaque, galinhada, maçã do amor, bolo de milho, cachaças artesanais, carne louca com polenta cremosa, cuscuz, ossobuco com canjiquinha da terra, caldo de feijão com bacon, sopa de milho, vinho quente, pão de queijo, Glühwein (que é o vinho quente feito do jeitão que os alemães gostam), e a lista não tem fim.

MAS ATENÇÃO: Não há barracas no Festival. Esses pratos fazem parte das inovações dos cardápios de diferentes restaurantes, desde a praça até o Largo do Estrela. Então, fica a dica: de manhã, depois do café, saia pela vila para passear e vá mapeando quem oferece o quê. Depois, na hora que a fome voltar a bater, siga a sua lista de favoritos.