Respirar perto de uma cachoeira: o lugar que mais oferece íons benéficos à saúde

Os japoneses costumam saber das coisas, não é?

E os israelenses costumam também mandar muito bem em tecnologia e ciência, concorda?

Nesta postagem, os primeiros vão falar das vantagens de “mergulhar no verde”. Já os segundos vão te mostrar que perto de uma cachoeira você está exposto a 10x mais íons negativos (que, embora possa ser estranho, são benéficos) que junto ao mar.

Siga lendo:

No Japão, pesquisadores da Universidade de Chiba acompanharam 280 pessoas que, por 20 anos, foram expostas ao que chamaram de “banhos de floresta” – contatos regulares com a natureza – enquanto faziam o mesmo com outro grupo, mais urbano. Esses indivíduos tiveram medidos os níveis de cortisol salivar (hormônio ligado ao estresse), além da pressão arterial, frequência cardíaca e variação do pulso.

Após as duas décadas, comparados os resultados, a conclusão foi que as incursões nas florestas levaram a menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca e pressão arterial e maior atividade do nervo parassimpático, que nos ajuda a recuperar a calma depois de uma situação de estresse.

Outro estudo da mesma universidade concluiu que após a permanência de um grupo de voluntários em uma área de florestas, o nível de um determinado tipo de glóbulo branco (célula de defesa do nosso organismo) aumentou 56%. E, mesmo depois de um mês de volta ao ambiente urbano, ficou 23% acima do nível original. Isso explicou os bons resultados de uma prática antiga no Japão de visitar locais chamados de “shinrin-yoku” para praticar a “terapia de floresta”.

Os benefícios dos íons negativos

Em Israel, cientistas descobriram que a sensação de bem-estar que se tem ao ficar junto à uma cachoeira tem explicação: a liberação de íons negativos. É que quando moléculas de água se chocam com as rochas, seus elétrons escapam e juntam-se a partículas próximas, que passam a ter mais elétrons que prótons. Fenômeno oposto ao que se encontra em ambientes urbanos, poluídos e sob influência de ondas eletromagnéticas dos muito equipamentos eletrônicos, que estão sempre carregados de íons positivos. Ao comparar indicadores de saúde de grupos, em especial a mental: os ambientes carregados de íons positivos costumam tornar os voluntários analisados mais agressivos e mal-humorados. Enquanto os ambientes com maior presença de íons negativos agem de maneira oposta, promovendo sensação de bem estar, o bom-humor, e ainda aliviando dores e doenças.

Em São Pedro da Serra, você tem tudo o que os japoneses buscam e os israelenses recomendam. Estamos dentro de uma Área de Proteção Ambiental, ainda cercados de muito verde. E daqui se pode fazer relaxantes caminhadas que vão deixar os visitantes próximos de florestas e levá-los até perto de vários pontos de banho de rio e de cachoeiras.

Terapia pura!