Verão em São Pedro da Serra e Região

São Pedro da Serra é um desses destinos que combina com qualquer estação e, no verão, cai bem seja lá com que tempo for.

Fica alegre no sol, romântico na chuva.

Fitness durante o dia, gastronômico de noite.

É bom para petiscos e cervejas geladas no calorzinho da tarde, ótimo para vinhos e pratos mais refinados no friozinho da noite.

É passarela para ver e ser visto. É janela para não parar de admirar paisagens e mais paisagens lindas.

É para badalar com amigos. E também é retiro para mergulhar em si mesmo, e curtir o que de lindo a Natureza nos deu.

Por isso, neste verão, ao começar a planejar férias ou escapadas do calor coloque São Pedro da Serra lá no topo da lista.

As noites fresquinhas e as atrações – além das delícias dos bares e restaurantes – são um convite a aproveitar a vila

Nossa temperatura durante o verão?

Sempre 10 graus abaixo do que está marcando nos termômetros das cidades do Grande Rio e da baixada litorânea.

É verão sem tortura. Verão do bom!

Enquanto no pé das serras e no litoral a estação mais quente do ano traz dias seguidos de temperaturas perto ou acima dos 40 graus (sem contar a sensação térmica…) aqui estaremos num verão gostoso, perto ou pouco acima dos 30 graus (e cercados de matas que nos garantem uma sensação térmica ainda mais amena). É possível dormir bem, sem sequer usar ar-condicionado, e muitas vezes com o ventilador do teto virado pra exaustão!

Encontro dos Rios. Dizer o quê? Este ponto fica um pouco abaixo da cachoeira que traz para o Rio Macaé as águas frias do Rio Bonito

Quantos dias ficar na região durante o verão?

Tudo depende da sua vontade. Dá para montar um incrível número de opções.

SERRA E MAR:

Sim, é possível até ir à praia, estando hospedado em São Pedro da Serra. Praia do mar, mesmo. É acordar, sem pressa, tomar um bom café num clima agradável e descer a RJ-142, depois dobrar na BR-101 e chegar à Rio das Ostras.

Já fizemos um passeio assim em que, da porta da pousada até chegar num quiosque na Costa Azul e pedir uma cerveja deu exatos 75 minutos. E isso quando a estrada ainda não estava asfaltada!

Ou seja, se quiser combinar mar e serra dá para descer, passar três ou quatro horas no mar e, depois, na volta, aproveitar as cachoeiras da RJ-142 (Serra-Mar) para tirar o sal se energizar e chegar à vila, sem areia nem sal, cabelo lavado, pronto para um barzinho ou até um jantar na agradável temperatura dos nossos 850 metros de altitude.

Poço Feio – Quem deu esse nome a um lugar assim, né? Deve ter sido para espantar os visitantes e guardar tudo isso só pra ele…rs

ÁGUAS LIMPAS E CAMINHADAS

Outros passeios:

Ir à Toca da Onça e/ou ao Encontro dos Rios, ficar de boa em dois fantásticos pontos de banho de água doce e geladinha e só voltar de tardinha.

Ir a Galdinópolis, ou Rio Bonito de Cima ou Macaé de Cima para conhecer propriedades onde há culturas orgânicas, tratamentos alternativos e/ou apenas passear e aproveitar pontos de banho de rio deslumbrantes.

Ir à Fazenda Jorge Tardim brincar num parque de diversões rural, comer comida de roça e aproveitar a represa.

Conhecer e passar o dia no Refúgio Pedra Aguda, ou no Rancho Debossan, ou ainda no delicioso e rústico Sítio do Neu e curtir os poços, cachoeiras e piscinas de águas naturais da vizinha vila de Santo Antônio.

Visitar mais de 20 diferentes propriedades rurais (catalogadas pelo Roteiro Altos da Serramar de Agroturismo), repletas de muita coisa bacana para ver e de gente ainda mais bacana com quem aprender coisas novas.

Passar um, dois, três dias, sem pensar no que fazer. Apenas curtindo a cada dia uma opção gastronômica diferente e as lojinhas de arte e artesanato, além dos brechós de São Pedro da Serra.

Usar São Pedro da Serra como base para, a cada dia, percorrer um dos nove diferentes roteiros de caminhadas, e ver plantações diversas, roseirais, matas, pássaros e riachos.

Queijaria-Escola: aqui há, além de queijos deliciosos, chocolates e também um pequeno museu que conta a colonização suíça da região

Dar uma esticada até Nova Friburgo para comprar lingerie por preço inacreditável, na Ponte da Saudade. Ou percorrer parte da RJ-130 e visitar plantações de morangos, o museu do mel, a queijaria (e chocolateria) escola e as esculturas em barranco do Jardim do Nego…

Então, não concorda que, se você quiser aproveitar bem, uma semana em São Pedro e região é pouco?

Não é à toa que quem vem para um fim de semana apenas logo volta, querendo mais!!!

Mas seja para um fim de semana ou para mais dias, fique tranquilo, na Pousada Canteiros teremos o maior prazer em montar roteiros para você aproveitar as férias de verão aqui, num dos recantos mais lindos da Região Serrana do Estado do Rio.